
Nos próximos dias, Três Lagoas será palco de três grandes competições esportivas de Mato Grosso do Sul, que devem reunir mais de três mil atletas de todo o Estado.
A primeira delas é a 3ª divisão dos Jogos Escolares da Juventude, voltada a estudantes de 12 a 14 anos, que teve início na quinta-feira (13). Atletas de 41 municípios competem em duas modalidades: voleibol (masculino e feminino) e futsal masculino. As disputas seguem até segunda-feira (17).
Ao todo, 572 atletas representam suas cidades nas quadras de Três Lagoas. As partidas de futsal são realizadas no Complexo Poliesportivo Prof. Eduardo Antônio Milanez – Lagoa 1 e Lagoa 2 e no Colégio Unitrês Objetivo. Já os jogos de voleibol acontecem no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha e na AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas).
Na sequência, de 20 a 23 de novembro, o município sediará a fase final dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (JAMS), que deve reunir cerca de 1.200 participantes, entre eles 1.000 atletas adultos. O evento contará com disputas de futsal, voleibol, basquetebol e handebol nas categorias masculina e feminina. Será a oportunidade de acompanhar de perto o alto nível técnico dos melhores atletas do Estado.
“São jogos de altíssimo nível em Mato Grosso do Sul. Convidamos a população a comparecer e torcer. Neste torneio, serão sete locais de competição para o público prestigiar”, destaca o secretário Walter Dias, da Sejuvel (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer).
Em 2025, os Jogos Abertos ganharam um formato inédito, com etapas regionais classificatórias. Antes restrito a uma única fase e com número limitado de equipes, o torneio agora amplia o calendário e estimula a prática esportiva entre atletas adultos.
A fase final reunirá os campeões regionais, além da cidade-sede e de uma equipe representante de Campo Grande.
Ambas as competições são promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Para encerrar o mês, de 24 a 30 de novembro, os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul terão um foco especial na inclusão social. Estimando a participação de 1.200 pessoas, o evento contará com atletas idosos (50 a 70 anos) competindo em modalidades como voleibol adaptado e bocha. A iniciativa visa promover a saúde, a convivência e a qualidade de vida entre a população idosa.
ECONOMIA
A expectiva é de que a economia local rceba mais de R$1,5 milhão, valores referentes somente com a hospedagem e alimentação, pois as delegações ocuparão diversos hotéis da rede hoteleira três-lagoense e todos os itens da alimentação fornecida para os esportistas foram comprados nos supermercados da cidade.