Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoense gasta mais de mil reais em equipamentos de segurança

Apesar do investimento, a Polícia Civil orienta a população a ter atitudes que contribuam com a segurança

 O três-lagoense gasta, em média, R$ 1,5 mil em equipamentos de segurança, como cerca elétrica e câmeras de monitoramento. Esses acessórios são capazes de tornar mais seguras as residências e empresas da cidade e ainda inibem as ações de criminosos. Mas, nem todos têm condições de investir esse valor nos sistemas e acabam tendo de contar com a sorte.

De acordo com o delegado titular da 1ª Delegacia de Policia Civil, Paulo Henrique Rosseto, “o correto seria o Estado oferecer segurança à população de maneira que ela pudesse evitar investimentos em kits de segurança”. Porém, já que não existe essa possibilidade, é importante aproveitar essas tecnologias para se prevenir contra possíveis crimes, como furtos e roubos.

Ele disse ainda que, mesmo sem precisar números, pode garantir que pelo menos 90% das residências furtadas no município não possuíam qualquer tipo de segurança. Segundo Rosseto, vários suspeitos desse tipo de crime deixam claro que preferem agir em casas onde não há cerca elétrica e monitoramento. “Eles alegam que têm pouco tempo para praticar o crime, por isso preferem os locais com o mínimo de obstáculos possível”, explicou.

Porém, os equipamentos por si só não garantem 100% a segurança da população. Conforme Rosseto, é necessário que o cidadão faça a sua parte. Ele deu algumas dicas essenciais de segurança. Antes de entrar em casa, é necessário observar a existência de pessoas ou veículos estranhos próximo da casa. Caso exista, é importante dar um volta no quarteirão até que a pessoa saia.

Aquelas pessoas que não têm condições de pagar pelos serviços de segurança podem optar por “equipamentos” paralelos. Rosseto sugeriu a colocação de pregos nos muros, por exemplo. É importante ainda optar pelos portões vasados, pois possíveis estranhos no quintal serão notados facilmente pelas pessoas que passam pelo lado de fora. “Ter um bom cão de guarda na casa também inibe as ações dos criminosos”, destacou.