Com foco no atendimento das indústrias localizadas no interior de Mato Grosso do Sul, o Senai está com a agenda das unidades móveis de Comandos Elétricos, Mecânica Diesel, Instrumentação e Controle de Processos, Automação Industrial CLP (Controladores Lógicos Programáveis) e Automação fechada para o primeiro semestre de 2011.
De acordo com o coordenador de ações móveis do Senai Gelson Alves da Silva, as unidades atendem média de 15 alunos por turma e a carga horária é definida de acordo com a necessidade de formação. “Trabalhamos com uma carga horária mínima de 300 horas, distribuídas conforme o interesse das empresas e disponibilidade dos alunos”,disse o coordenador. Há unidades móveis em Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Dourados e Costa Rica. Naviraí, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste também deverão receber unidades móveis do Senai.
Em Três Lagoas, a Unidade Móvel Instrumentação e Controle de Processos está estacionada no CetecSenai e, segundo o gerente Adevaldo Vasconcelos, a unidade móvel foi deslocada para o município para atender os alunos que já trabalham ou vão iniciar na Eldorado Celulose e Papel, Fibria e Sitrel. Ao todo, 50 alunos estão fazendo o curso de automação e parte dele está sendo ministrado dentro da Unidade Móvel. “O curso de automação começou em junho de 2009 e a previsão de término é agosto deste ano”, detalhou.