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Três Lagoas

Vendas on-line retiram até 25% do comércio físico em MS

Os setores de refrigeração e informática calculam que tenham perdido 25% das vendas para as compras on-line

O segmento de ar condicionado é hoje uma das maiores vítimas da concorrência das vendas pela internet -
O segmento de ar condicionado é hoje uma das maiores vítimas da concorrência das vendas pela internet -

Em Mato Grosso do Sul o comércio virtual tem feito muitos lojistas amargarem prejuízos reais. Os setores de refrigeração e informática calculam que tenham perdido 25% das vendas para as compras on-line e os produtos adquiridos no Paraguai.

O segmento de ar condicionado é hoje uma das maiores vítimas da concorrência das vendas pela internet. “Não temos como concorrer. Um aparelho de 7 mil BTU que na loja sai por R$ 1.050, adquirido pela internet, sai por R$ 799,00, em 10 parcelas de R$ 79,90”, revela um dos diretores da Refrigeração Centro-Oeste, Hidelbrando Leite.

Ele reclama também da concorrência dos produtos adquiridos do Paraguai, onde a diferença de preços chega a 50%. “Posso oferecer em no máximo quatro vezes no crediário próprio. Não tenho capital de giro para agüentar um parcelamento maior”, explica. O setor é enquadrado no regime de substituição tributária, com pagamento do ICMS na hora da compra junto ao fornecedor.

A Linear Refrigeração, outra empresa tradicional no setor, também perde mercado com a internet. “Hoje mesmo recolhi R$ 12 mil referentes a venda que realizamos para a empresa”, afirma Cristina Barros, uma das proprietárias. Ela acredita que a tributação interna das vendas on-line acabará com a discrepância existente hoje. “Nós geramos empregos, pagamos impostos aqui, apostamos no desenvolvimento do estado e acabamos penalizados”, avalia.

Cássia Regina Seidenfuss, gerente de uma livraria em Campo Grande, sabe bem o que é isso. Há 20 anos trabalha no mercado de livros e publicações. Nos últimos anos contabilizou queda de 20% nas vendas. “Hoje não dá pra concorrer com a internet, os preços são competitivos e em compras acima de determinado valor o site ainda paga o frete”, comenta.

Para manter as portas da livraria abertas, Cássia revela que teve que mudar as estratégias. “As lojas ainda oferecem uma vantagem: ter o produto a pronta-entrega. Se o cliente precisar do livro na hora, ele ainda recorre às livrarias. Cabe a nós sempre mantermos um bom estoque com os títulos mais vendidos. Se o cliente não achar aqui o que ele quer, ele vai buscar na internet”.

Na comparação entre produtos pesquisados no comércio de Campo Grande e os mesmos vendidos em lojas virtuais, os resultados são surpreendentes. Produtos não tão comuns que são comercializados pela internet, como é o caso de refrigeradores, apresentam diferenças muito grandes.