O instituto considerado de maior credibilidade no País, o Ibope, errou na projeção do resultado das eleições em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Ibope, Delcídio do Amaral (PT) teria 51% dos votos válidos, contra 49% de Reinaldo Azambuja (PSDB). Os números, divulgados no sábado, indicavam empate técnico considerando a margem de erro, tanto para baixo quanto para cima.
&saiba As únicas amostragens que acertaram são de dois institutos de Campo Grande, o Ipems e Datamax. O Ipems acertou praticamente “na mosca”. O instituto afirmou que Reinaldo seria eleito governador com 55,3% contra 44,70% de Delcídio.
Em pesquisa anterior do mesmo instituto, que entrevistou eleitores em 33 municípios, a diferença projetada era de 7,22 pontos percentuais. Nesse levantamento, o tucano aparecia com 53,61% e o petista com 46,39% dos votos válidos.
Faltando dois dias das eleições, o instituto Datamax previu que a diferença seria de 8,58 pontos percentuais e Reinaldo oscilaria entre 47,7% e 53,30%, enquanto Delcídio registraria variação entre 39,12% a 44,72%.
Já a pesquisa do Ibope apontava, um dia antes das eleições, que Delcídio Amaral venceria com 51% e Reinaldo Azambuja teria 49%.