
Uma ocorrência de afogamento foi registrada na tarde de domingo (25/01), no Rio Paraná, em Aparecida do Taboado. A vítima é Éder Umberto de Oliveira Ferraz, de 40 anos.
Éder estava no rancho de sua propriedade localizado no Loteamento Bom Jesus, quando saiu para testar o motor de um barco, que havia passado recentemente por revisão. Durante o teste, a embarcação virou, fazendo com que ele caísse na água. A vítima não utilizava colete salva-vidas, nadou na tentativa de chegar até o barco e acabou afundando.
Familiares e amigos que estavam no local acionaram socorro imediatamente. Um bombeiro de Santa Fé do Sul/SP, que estava de folga e em um rancho nas proximidades, foi chamado para ajudar. De acordo com relatos, Éder permaneceu submerso por mais de 20 minutos.
Após o resgate, o bombeiro iniciou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), mantendo o protocolo até a chegada da equipe de resgate. O Corpo de Bombeiros deu continuidade ao atendimento, inclusive com o uso de desfibrilador, durante o deslocamento e no Pronto-Socorro. Apesar dos esforços, após mais de 40 minutos de tentativas, o óbito foi confirmado.
Em entrevista ao canal Edson Ferreira Notícias, a esposa relatou que Éder ainda tentou nadar até o barco. Ao se aproximar, chegou a gritar por socorro. Um amigo tentou ajudá-lo com um remo para que ele se segurasse, mas ele não conseguiu e acabou afundando.
Éder deixa a esposa e dois filhos, de 18 e 14 anos. Empresário, ele era conhecido como amante da pesca. O casal havia adquirido recentemente um terreno no Loteamento Bom Jesus, onde pretendia realizar o sonho de construir um rancho e fixar residência na região ainda neste ano.
Recentemente, Éder e a esposa haviam inaugurado a Náutica Ferraz, em Aparecida do Taboado. Ele também trabalhava como mecânico no Frigorífico Frigosul, no município.
O corpo será velado em Matão (SP), cidade natal do casal.