Veículos de Comunicação

política

Adriane Lopes descarta candidatura e diz que foco é deixar legado de gestão em Campo Grande

Sem pretensão eleitoral, prefeita afirma que foco é equilíbrio fiscal e entregas à população

Discurso na Câmara afasta especulações eleitorais e reforça compromisso com ajustes fiscais - Reprodução Youtube/Câmara Municipal de Campo Grande
Discurso na Câmara afasta especulações eleitorais e reforça compromisso com ajustes fiscais - Reprodução Youtube/Câmara Municipal de Campo Grande

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, afirmou nesta segunda-feira (2), durante a Sessão Solene Inaugural da Câmara Municipal, que não será candidata nas próximas eleições nem ao governo do Estado nem à Prefeitura. A declaração colocou o foco do discurso na condução da gestão e na adoção de medidas consideradas impopulares para reorganizar as finanças e os serviços da Capital.

Eu não sou candidata nas próximas eleições nem ao governo e nem ao município”, afirmou a prefeita, justificando que tal condição permite a adoção de medidas necessárias para corrigir erros do passado sem o receio da impopularidade.

Durante o discurso, a prefeita destacou a aprovação de um plano de equilíbrio fiscal pelo Tesouro Nacional e reforçou que os ajustes feitos em 2025 foram duros, mas fundamentais para garantir entregas nos próximos anos. “Todo reajuste traz impopularidade, toda medida dura traz impopularidade, mas eu não estou pensando na impopularidade, eu estou pensando nos resultados que nós vamos trazer para a cidade”, disse

Entre as ações realizadas para o equilíbrio das contas, a prefeita destacou:

  • cortes de gastos e redução do custeio da máquina pública
  • revisão de contratos e despesas como energia, água e combustível
  • reorganização administrativa e redução do número de servidores
  • reestruturação de secretarias que estavam há décadas sem investimentos

Adriane Lopes também ressaltou a parceria com o governo do Estado e a bancada federal, citando avanços nas áreas de saúde, obras e educação. Ela destacou a redução da fila por vagas em creches, que passou de 13 mil crianças para cerca de 1.600, e afirmou que a meta é zerar a demanda ainda neste ano.

Na relação com o Legislativo, a prefeita frisou que 90% dos projetos enviados à Câmara em 2025 foram aprovados e reconheceu o papel dos vereadores na viabilização das mudanças propostas.

Ao encerrar o discurso, a prefeita solicitou a manutenção da parceria com o Legislativo, independentemente das divergências partidárias ou da presença de uma oposição ativa. Ela reconheceu que o sucesso das entregas previstas para o triênio 2026-2028 depende da construção positiva dentro da Câmara Municipal.“Estamos em um ano de grandes entregas para a cidade. Nós queremos contar com o Legislativo Municipal, respeitando a individualidade dos poderes, para que juntos nós possamos fazer grandes entregas para Campo Grande. Nós vamos deixar um legado de gestão para essa cidade”

Confira o momento que Adriane Lopes afirma não ser futura candidata: