Veículos de Comunicação

Estado

Após 40 anos, Amamsul elege primeira mulher para assumir a presidência

Com 23 anos de carreira na magistratura, a eleita é a juíza Mariel Cavalin dos Santos

Juíza Mariel Cavalin dos Santos - Eduardo Suede
Juíza Mariel Cavalin dos Santos - Eduardo Suede

Pela primeira vez, uma mulher vai assumir a presidência da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul). Com 23 anos de carreira na magistratura, a eleita é a juíza Mariel Cavalin dos Santos que atualmente é titular da 16ª Vara Cível de competência residual na comarca de Campo Grande. A mesma atuou como magistrada nos municípios de Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado.

Mariel falou quais serão os desafios para comandar a Associação. “Só o fato de presidir uma Associação em si exige uma grande responsabilidade e dedicação. É alta a expectativa que normalmente se atribui ao recém eleito. Agora muito mais responsabilidade ainda, no meu ponto de vista, é de uma mulher no comando já que eu tenho que representar minhas colegas magistradas a altura e dignidade. Acredito que o olhar feminino pode fazer diferença devido as qualidades inerentes o gênero como sensibilidade, resiliência e também a determinação”, disse.

A juíza falou o que pretende fazer à frente da Amamsul. “Nosso desafio é voltar os esforços para os associados em si, direcionando a atenção e o empenho para as necessidades efetivas de todos os colegas. Durante a campanha nossa chapa criou quatro eixos de ação: o primeiro institucional e de defesa da magistratura, o segundo dos aposentados e pensionistas, o terceiro de capacitação e aprimoramento de práticas judiciais e o quarto o eixo social e de patrimônio. Dentro de cada um desses eixos, nós estabelecemos ações variadas para atendimento dos objetivos os quais nós pretendemos durante dois anos não medir esforços para implementarmos”, falou.

Veja a entrevista na íntegra: