A exposição “Erva-Mate – Nos tempos dos ervais” está em cartaz no Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, reunindo fotos, arquivos históricos, recortes de jornais, dados e registros que destacam a importância cultural e econômica da erva-mate no estado, além de homenagear o escritor, jornalista e memorialista Hélio Serejo, que ajudou a narrar a história e a cultura sul-mato-grossense.
A mostra, que está aberta desde segunda-feira (11), reúne fotos históricas, 32 livros — sendo 28 de autoria de Serejo e quatro de outros autores sobre o ciclo ervateiro —, além de artefatos e registros usados no dia a dia pelo escritor.
A exposição abre a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, que acontece ao longo de agosto, com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”. O evento propõe um olhar sobre as raízes culturais do Estado, abrangendo desde modos de vida pantaneiros até línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e, especialmente, a cultura da erva-mate.
O acervo é composto por peças do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, do Arquivo Público Estadual e de itens cedidos por sua filha, Helta Barbosa Serejo. Em fotos e textos, a erva-mate aparece como base das relações sociais e econômicas retratadas no material exposto.
Nascido em 1912, em Nioaque, Hélio Serejo atuou como fiscal de rendas, cartorário e jornalista, mas sua principal vocação foi a escrita, tornando-se o maior expoente do memorialismo sul-mato-grossense, registrando ciclos, ofícios e, principalmente, a humanidade e a diversidade popular.
Confira a programação
Exibição do documentário “CAÁ – A Força da Erva”, de Lu Bigatão
Quando: 12 de agosto às 17h30
Onde: Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS)
A sessão também terá bate-papo com a diretora
Tereré Literário – Pesquisa e produção científica referente à erva-mate e ao tereré
Quando: 13 de agosto às 17h30
Onde: na Biblioteca Dr. Isaias Paim
Também terá apresentação musical de Fabio Kaida
Tereré Literário – Em memória a Hélio Serejo
Quando: 14 de agosto às 17h30
Onde: Biblioteca Dr. Isaias Paim
Tereré Literário – A presença da erva-mate e do tereré em MS: do plantio ao consumo
Quando: 15 de agosto às 17h30
Onde: Biblioteca Dr. Isaias Paim
Também terá apresentação musical de Maurício Brito & Humberto Yule
Encerramento da Jornada
Quando: 16 de agosto às 17h30
Onde: Superintendência Estadual do Iphan (Rua General Melo, 23, Vila dos Ferroviários) Programação: exposição de artes visuais (acervo adquirido via PNAB/FCMS), Grupo Conterrâneo Capoeira – Mestre Liminha, Feirinha do Laricas (Laricas da Lú, Massas Capivara, Zezé do Acarajé, food trucks), show de Matú Miranda (19h), e intervenção Baile Charme – “O Baile é Nosso e o Charme é Preto” (Letícia dos Santos / TGB DJ)
*Com informações e fotos da Fundação de Cultura