O primeiro dia de greve na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados é marcado por ato na Praça Antônio João, região central o município. A ação ocorre mesmo diante da decisão do desembargador Sérgio Fernando Martins de suspender a paralisação, em despacho assinado no último sábado (12), sob pena de multa diária de R$ 50 mil ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).
A entidade disse que ainda não foi notificada sobre a medida e centenas de profissionais estão no local desde as 7h30, com faixas e carro de som. A classe cobra o cumprimento do piso nacional pela administração municipal. Com a paralisação dos professores algumas escolas ficaram sem aulas, enquanto outras funcionaram parcialmente após muitos alunos não comparecerem.
Negociação
Nesta tarde o prefeito Alan Guedes (PP), recebeu o Sindicato para uma reunião a respeito da negociação salarial dos profissionais da Reme. A agenda estava marcada para terça-feira e foi antecipada para atender a categoria.
Os profissionais cobram do município o pagamento do novo piso nacional da categoria, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano. A portaria, que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, prevê piso de R$ 3.845,63 para 2022. Até o fechamento desta matéria, a reunião de negociação com a categoria ainda não havia acabado.