Veículos de Comunicação

Educação

Ato em praça marca primeiro dia de greve de professores em Dourados

Prefeito Alan Guedes recebeu Sindicato dos Professores para negociação

Professores se reuniram na Praça Antônio João - Foto: Hédio Fazan
Professores se reuniram na Praça Antônio João - Foto: Hédio Fazan

O primeiro dia de greve na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados é marcado por ato na Praça Antônio João, região central o município. A ação ocorre mesmo diante da decisão do desembargador Sérgio Fernando Martins de suspender a paralisação, em despacho assinado no último sábado (12), sob pena de multa diária de R$ 50 mil ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

A entidade disse que ainda não foi notificada sobre a medida e centenas de profissionais estão no local desde as 7h30, com faixas e carro de som. A classe cobra o cumprimento do piso nacional pela administração municipal. Com a paralisação dos professores algumas escolas ficaram sem aulas, enquanto outras funcionaram parcialmente após muitos alunos não comparecerem.

Negociação

Nesta tarde o prefeito Alan Guedes (PP), recebeu o Sindicato para uma reunião a respeito da negociação salarial dos profissionais da Reme. A agenda estava marcada para terça-feira e foi antecipada para atender a categoria.

Os profissionais cobram do município o pagamento do novo piso nacional da categoria, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano. A portaria, que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, prevê piso de R$ 3.845,63 para 2022. Até o fechamento desta matéria, a reunião de negociação com a categoria ainda não havia acabado.