Veículos de Comunicação

Enfrentamento

Campanha de prevenção e combate à incêndios florestais será dia 26 de abril

Evento vai abordar ações e estratégias para redução de focos de incêndios em Mato Grosso do Sul

Também serão pautados na ocasião o risco de morte de animais e pessoas em decorrência do focos - Foto: Portal MS
Também serão pautados na ocasião o risco de morte de animais e pessoas em decorrência do focos - Foto: Portal MS

A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) em parceria com o Sistema Famasul realiza a 10ª campanha de prevenção e combate a incêndios no próximo dia 26 de abril. O evento será presencial, transmitido de forma online e com um alerta importante sobre as consequências dos incêndios, empobrecimento do solo, poluição do ar e acidentes nas rodovias devido à fumaça. Durante o lançamento serão apresentados dados registrados nos últimos anos em Mato Grosso do Sul e as ações que serão realizadas em 2022.

O evento deste ano vem com o tema: ´Fogo Zero – Rápido na reação, constante na prevenção. Outras tópicos como o risco de morte de animais e pessoas, além dos prejuízos aos produtores rurais também serão debatidos. De acordo com Junior Ramires, presidente da Reflore/MS, a campanha é realizada anualmente e visa alinhar esforços do setor de base florestal para prevenir e combater os focos.

“Anualmente realizamos a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios com o propósito de conscientizar frequentemente a sociedade sobre os malefícios econômicos, ambientais e sociais que os incêndios florestais podem causar. Por meio de uma série de ações, nossa missão é compartilhar informações, levar conhecimento e orientações para as pessoas, plantando gradativamente a semente da prevenção!”, destacou.

“Importante destacar a parceria entre as instituições, públicas e privadas, na realização desta campanha, que a cada ano amplia a conscientização das pessoas em relação aos incêndios, seja no campo, seja na cidade. É preciso orientar de forma constante, e cito como exemplo os cursos do Senar MS, oferecidos junto ao Corpo de Bombeiros, levando capacitação à população rural”, disse Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.

Serviço

O horário do evento será às 8h da manhã na sede do Sistema Famasul – Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira em Campo Grande. Haverá transmissão pelo Canal do Sistema Famasul no Youtube.