O congresso Nacional de secretarias municipais de saúde (Conasems), acontece nesta semana em Campo Grande, o evento reúne uma ampla programação com a participação de gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país. Maria Angélica Benetasso presidente do Cosems de Mato Grosso do Sul destaca em seu discurso de abertura fala sobre o adiamento do congresso devido a pandemia da Covid-19. “Nós estávamos aguardando esse momento muito ansiosos, entretanto, devido a pandemia somente agora conseguimos realizar esse sonho”.
Representando a região Centro-Oeste, serão 283 trabalhos apresentados durante o congresso, sendo 71 de Mato Grosso do Sul. As pesquisas apresentadas podem resultar em prêmios, que serão entregues nesta quinta-feira dia 14, durante sessão de premiação da 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS.
O ministro da saúde Marcelo Queiroga esteve presente nesta quarta–feira durante a abertura oficial do evento destacando a importância do acesso a população a saúde. “A constituição federal de 1988 consagrou em seu artigo primeiro, que o compromisso fundamental da república federativa do Brasil é com a dignidade da pessoa humana e não há dignidade sem o direito fundamental a saúde.”
Pouco mais de 6 mil gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde de todo o país se inscreveram no congresso que se encerra sexta–feira dia 15.