Veículos de Comunicação

SAÚDE DA MULHER

Carreta do Hospital de Amor fará exames gratuitos em Aparecida do Taboado

Carreta do Hospital de Amor fará mamografias e preventivos de 9 a 11 de dezembro; inscrições já estão abertas na Saúde.

Carreta de unidade móvel de saúde estacionada em avenida de cidade pequena, com mulheres formando fila para atendimento pela manhã
Carreta de unidade móvel de saúde estacionada em avenida de cidade pequena, com mulheres formando fila para atendimento pela manhã. Foto: Divulgação

Mulheres de Aparecida do Taboado terão, entre os dias 9 e 11 de dezembro, a oportunidade de realizar exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero na carreta do Hospital de Amor. No entanto, para garantir o atendimento, é obrigatório fazer inscrição prévia na Secretaria Municipal de Saúde.

As inscrições começaram nesta segunda-feira e são realizadas na sede da secretaria, na rua Laudelino de Melo, 1483. O horário de atendimento vai das 7h50 às 11h50 e das 13h30 às 16h30, no horário de Brasília. A secretária de Saúde, Daiane Pupin, reforçou que o número de vagas é limitado. Além disso, a ordem de inscrição será determinante para o preenchimento dos horários.

Para se inscrever, as interessadas devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso da mamografia, a carreta seguirá critérios definidos pela equipe do Hospital de Amor. Serão atendidas mulheres de 40 a 49 anos que tenham feito o último exame há pelo menos um ano. Além disso, mulheres de 50 a 69 anos com intervalo de dois anos em relação à mamografia anterior também serão atendidas. Assim, a faixa etária contemplada para esse exame vai de 40 a 69 anos. Isso sempre respeitando os períodos mínimos entre os procedimentos.

Exames Preventivos e Coleta

Já a coleta do exame preventivo (Papanicolau) será realizada por profissionais da rede municipal de saúde, e não pela equipe da carreta. Como essa etapa ficará a cargo do município, não haverá uma faixa etária rígida imposta pela unidade móvel. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde destaca a importância de que mulheres na faixa de maior risco para câncer de colo do útero procurem o serviço e mantenham a rotina de exames em dia.

A secretária orienta que as mulheres não deixem para a última hora. Segundo ela, a mobilização antecipada aumenta as chances de garantir atendimento na data desejada e fortalece o caráter preventivo da ação. A carreta do Hospital de Amor retorna ao município mais uma vez com foco em diagnóstico precoce. Enquanto isso, a estrutura local se organiza para complementar o atendimento com a coleta dos exames de colo do útero.