O colunista da CBN Campo Grande e chef de cozinha Paulo Machado está participando 20ª edição do ‘Madrid Fusión Alimentos de España’, considerado o congresso gastronômico mais importante do mundo. Entre os convidados, está o chef brasileiro Alex Atala, com quem o nosso querido colunista conversou.
Ligado ao Pantanal pelo pai, que nasceu e ainda hoje mora em Cáceres no Mato Grosso, Alex Atala falou sobre a importância dos sabores do bioma e também sobre a relação de afeto e carinho com o nosso Pantanal. “Tenho uma relação afetiva com o Pantanal e com toda a cultura, porque tenho família no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E tenho na memória sabores incríveis”, contou.
Indispensável para Atala, o carreteiro é o prato que sempre causa saudade e tem que ser provado todas as vezes que o chef vem para a região. Mas ele logo disse que é impossível e até injusto resumir a culinária pantaneira a um único prato.
“Eu como filho de mato-grossense aprendi a comer bocaiuva, essas frutas do achachairu, guavira, enfim, a gente tem esses sabores incríveis e coisas que eu acho que o Brasil precisa conhecer melhor como o jatobá”, disse.
Mais que sabores, o chef disse que guarda muito das técnicas que aprendeu no bioma pantaneiro, que o fizeram enxergar além do prato montado final e sim apreciar e preservar as tradições no preparo de um prato, desde a escolha dos ingredientes, o modo de preparou e tudo que o resultado final expressa em uma garfada. “O Pantanal ainda vai dar muitas alegrias além de uma novela, alguns sabores ou algumas viagens, eu acho que tem muito para contar”, acrescentou Atala. Confira a entrevista na íntegra: