Um comboio formado por sete veículos carregados com drogas e cigarros contrabandeados foi interceptado na manhã desta segunda-feira (7) na zona rural de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense na fronteira com o Paraguai.
A carga apreendida, que inclui mais de 2,6 toneladas de maconha e 9.500 pacotes de cigarros, foi avaliada em cerca de R$ 6,1 milhões.
A ação teve início durante patrulhamento na rodovia MS-164. Ao perceberem a presença da polícia, os condutores dos veículos desviaram para uma estrada vicinal nas proximidades do Assentamento Itamarati.
Durante buscas em meio a plantações de cana-de-açúcar, os policiais encontraram os veículos abandonados e carregados com o material ilícito.
Foram apreendidos dois carros com cigarros – um VW Polo e um VW Voyage – e quatro veículos transportando maconha: GM Onix, GM Prisma, GM Cobalt e GM Classic. Um Renault Fluence também foi localizado no local. Nenhum suspeito foi preso até o momento.
Durante checagem, foi constatado que o GM Onix havia sido furtado em março deste ano, na cidade de Coxim, enquanto o Prisma estava com placas adulteradas.
Segundo informações levantadas pelas autoridades, a apreensão aponta para uma atuação coordenada entre grupos ligados ao tráfico de drogas e ao contrabando de cigarros.
A prática de compartilhar logística entre criminosos seria uma tentativa de confundir a fiscalização nas rotas da fronteira com o Paraguai.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.
*Com informações do DOF