Veículos de Comunicação

IMPOSTO DE RENDA

Contribuintes do IR podem verificar lote residual de pagamentos a partir de sexta-feira

São quase 250 mil contribuintes contemplados com pagamentos que totalizam mais de R$ 600 milhões

Serviço oferece opções de consulta simplificada ou completa - Reprodução/Agência Brasil
Serviço oferece opções de consulta simplificada ou completa - Reprodução/Agência Brasil

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (24), a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, com pagamentos programados para o dia 31 de outubro. Ao todo, serão liberadas 248.894 restituições, totalizando R$ 602,9 milhões, incluindo contribuintes que entregaram a declaração fora do prazo, solucionaram pendências e restituições residuais de anos anteriores

Entre os beneficiados, estão idosos a partir de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental, doença grave e professores, além de quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber via PIX.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar em Meu Imposto de Renda, onde é possível consultar a situação da declaração de forma simplificada ou completa pelo extrato de processamento no e-CAC. Também é possível usar aplicativo para tablets e smartphones para acompanhar liberação e situação cadastral do CPF

Caso a declaração apresente inconsistências ou divergências em relação aos dados que a Receita Federal possui, ela cai na chamada “malha fina”. A restituição dessas declarações só será liberada após o contribuinte corrigir os erros ou apresentar documentos que comprovem que as informações estão corretas.

O pagamento será feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte e, caso o valor não seja creditado, é possível reagendar pelo Banco do Brasil dentro de um ano, informando valor da restituição e número do recibo da declaração. Se o crédito não for resgatado dentro do prazo, o contribuinte deve solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”