Veículos de Comunicação

AFOGAMENTO

Corpo é encontrado após queda de caminhonete em balsa no rio Apa

Paraguaio de 42 anos se afogou durante travessia entre bases militar brasileira e paraguaia, em Caracol

O caso chama atenção para os riscos em travessias fluviais improvisadas (Foto: Reprodução/ CBMS)
O caso chama atenção para os riscos em travessias fluviais improvisadas (Foto: Reprodução/ CBMS)

O corpo de um paraguaio de 42 anos foi encontrado na manhã de domingo (21) no rio Apa, em Caracol, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Ele havia desaparecido após uma caminhonete cair da balsa usada na travessia do rio, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Rio Apa

Segundo relatos de testemunhas, o veículo foi embarcado na balsa sem estar devidamente travado. Durante a travessia, a caminhonete acabou caindo na água. O homem conseguiu sair do veículo, mas foi arrastado pela correnteza e desapareceu.

As buscas começaram no sábado (20), após a equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul se deslocar de Campo Grande até a região, a pedido do quartel de Bela Vista. Ainda no sábado, a caminhonete foi localizada no fundo do rio, retirada da água e entregue aos familiares.

O corpo da vítima foi encontrado no domingo, a cerca de um quilômetro e meio do ponto onde ocorreu o acidente. As circunstâncias do afogamento devem ser apuradas pelas autoridades locais.

A balsa envolvida no acidente é de operação manual e é utilizada para a travessia do rio Apa entre uma base do Exército Brasileiro e um destacamento da Armada Paraguaia, em uma área de acesso restrito e uso militar.

O caso chama atenção para os riscos em travessias fluviais improvisadas ou sem os protocolos adequados de segurança, especialmente em regiões de fronteira e com forte correnteza.