Trabalhadores de Mato Grosso do Sul podem se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional disponíveis em 27 municípios do Estado. São 88 turmas oferecidas pelo Programa Voucher Qualificação, dentro do MS Qualifica, em parceria com Senai e Senac.
Áreas contempladas
As oportunidades abrangem áreas como auxiliar administrativo, fundamentos básicos de pedreiro, introdução à cozinha industrial, assistente de logística, operador de computador, pacote Office, costureiro industrial, fundamentos de confeitaria, auxiliar de redes e distribuição de energia, auxiliar de produção de celulose e pintor de obras imobiliárias, entre outras. As turmas têm entre 15 e 20 alunos e carga horária superior a 100 horas.
O programa prevê 55 turmas pelo Senai e 33 pelo Senac, totalizando 1.420 vagas. Além de Campo Grande, as capacitações chegam a municípios como Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas, entre outros.
Como se inscrever
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O candidato deve acessar a plataforma, fazer login com a conta Gov.br, escolher o curso desejado e clicar em “Quero me candidatar a um voucher”.
É possível acompanhar o status da inscrição no painel “Meus Vouchers” do próprio sistema.
Após a candidatura, é preciso apresentar os documentos na instituição de ensino parceira (Senai ou Senac) para confirmar a matrícula. Em municípios sem unidades presenciais, o estudante deve entrar em contato com os telefones indicados para cada curso.
Importante saber
A abertura das turmas depende da confirmação pelas instituições de ensino, e algumas formações podem exigir conhecimentos prévios, avaliados por questionário na plataforma.
*Com informações do Governo de MS