
A cidade de Dourados, a 229 quilômetros de Campo Grande, celebra este dia 7 de setembro, quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, com desfile cívico no centro da cidade. Segundo a prefeitura, o público esperado deve ultrapassar a marca de 25 mil pessoas que acompanharam o último desfile.
O desfile cívico volta a ocorrer em Dourados após ficar suspenso dois anos por causa da pandemia do coronavírus. Cerca de quatro mil pessoas desfilam na avenida Marcelino Pires, sendo 55 entidades civis e militares, incluindo escolas e tropas do Exército Brasileiro que se organizaram para a cerimônia desde as 7h30 da manhã desta quarta-feira.
Com organização do município, a avenida Marcelino Pires precisou ser preparada com infraestrutura para receber a população. Foram instaladas arquibancadas e banheiros químicos em algumas ruas transversais e na principal praça de Dourados, a Praça Antônio João. Também há banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estão de prontidão na praça.
Protesto
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes de enfermagem se reuniram no desfile cívico em Dourados para uma marcha em protesto contra a suspensão do piso salarial dos profissionais pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão cautelar no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). A entidade questiona a constitucionalidade da lei que definiu o piso dos profissionais de enfermagem.
O piso de R$ 4.750 deveria ser pago pela primeira vez na segunda-feira e valeria para setores público e privado, mas foi suspenso após a decisão de Barroso no domingo (4). O ministro deu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área de saúde informem o impacto financeiro do piso salarial da enfermagem, além dos supostos riscos para a empregabilidade na área e a possibilidade de uma possível queda na qualidade dos serviços prestados.