
O Governo de Mato Grosso do Sul firmou compromisso, nesta sexta-feira (19), de convocar 28 professores aprovados em concurso público para atuarem como efetivos na Rede Estadual de Ensino, após reunião entre o governador Eduardo Riedel e a direção da Fetems.
O encontro também definiu nova rodada de negociações para janeiro de 2026, quando será discutida a possível convocação de outros candidatos que aguardam na lista de espera. A medida busca suprir demandas emergenciais nas unidades escolares do Estado.
A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Frederico Felini, da Administração, e Hélio Daher, da Educação.
“Ficou estabelecido e autorizado pelo governador a chamada imediata de 28 aprovados do atual concurso para professores que está em andamento. Eles vão atender as necessidades imediatas da Rede Estadual”, descreveu o secretário de Educação.
De acordo com o secretário de Educação, a ampliação das chamadas dependerá de estudos técnicos que serão realizados em conjunto pelas secretarias de Administração e Educação, com possibilidade de convocações ao longo do primeiro semestre de 2026.
Para o secretário Frederico Felini, a reunião reforça o diálogo entre o Governo do Estado e as categorias do funcionalismo público.
“O governador sempre está a mesa para ouvir as categorias, com muito respeito aos servidores públicos e sindicatos que representam as categorias. Hoje foi o dia de tratar de diversos assuntos com a Fetems. Ambos buscam melhorias nos serviços públicos e na qualidade de vida dos servidores”, descreveu.
A presidente da Fetems, Deumeires Morais, avaliou o encontro como positivo, ressaltando os avanços e compromissos assumidos pelo governo. Segundo ela, a definição de prazos e a sinalização de novas convocações geram uma perspectiva favorável para a categoria.
“Tivemos o compromisso de fazer a chamada do concurso dos 28 remanescentes e já temos uma agenda em janeiro para discutir a nova chamada de professores que estão na lista de espera. Foi uma reunião produtiva e que nos deixa com uma perspectiva positiva. Há compromissos firmados, prazos definidos, e sobretudo a disposição do Governo em avançar”, completou.
Além da chamada dos professores, a reunião também abordou outras pautas relacionadas à valorização dos servidores da educação e a melhorias nas carreiras da Rede Estadual de Ensino.
*Com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul