Veículos de Comunicação

CBN Agro

"Estado multiproteína" diz Jaime Verruck sobre evolução da cadeia de produção em MS

Titular da Semagro destaca necessidade de agregar valor à produtos regionais de forma sustentável

Jaime Verruck da Semagro, durante entrevista neste sábado (8) - Foto: Arquivo CBN
Jaime Verruck da Semagro, durante entrevista neste sábado (8) - Foto: Arquivo CBN

Mato Grosso do Sul caminha a passos largos em direção à sustentabilidade no agronegócio. Exemplo disso são as técnicas de manejo florestal que buscam neutralizar ou reduzir a emissão de gases do efeito estufa, gerados pela produção de carne bovina. Este foi um dos assuntos do programa CBN Agro deste sábado (8), com a participação do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

“Em sete anos, reduzimos o tempo médio de abate de bovinos para 16 meses, isso é confinamento e mostra o quanto estamos intensificando genética, tendo animais mais precoces e fazendo terminação. Inclusive a meta é reduzir a emissão de metano, grande discussão mundial. Esse mesmo rebanho ficou 16 meses menos no campo gerando metano e isso já está colocado no nosso compito de sustentabilidade. Existe um reposicionamento do eucalipto, da soja e da pecuária”, afirma o secretário.

Durante a entrevista, Verruck destacou a produção de eucalipto e soja no estado, através de dados divulgados pela própria Semagro, onde cerca de 60% de tudo o que Mato Grosso do Sul produz atualmente é destinado à China, com destaque para a soja. Outro segmento que vem crescendo é o da celulose, que deve receber pelos próximos anos, cerca de R$ 50 bilhões em investimentos. Confira e entrevista completa: