Desde o início de outubro, as novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) estão em vigor. Dentre elas, o cancelamento de um serviço em qualquer canal disponibilizado pela empresa para contratação, inclusive pelas redes sociais.
A rádio CBN Campo Grande conversou na manhã desta terça-feira (25), com superintendente do Procon/MS, Rodrigo Vaz, que deu mais detalhes sobre o assunto. “A partir de agora, as empresas tem que adotar as regras do decreto está dispondo. Foi priorizado um atendimento mais humanizado. Então, agora o SAC tem que estar disponível 24 horas por dia e, por pelo menos 8h do dia, tem que ser atendimento humano e não robotizado”, comentou.
As novas regras também fixam condições mínimas de atendimento dos SAC’s, a obrigatoriedade da garantia de acessibilidade nesses canais e a necessidade de ampla divulgação das opções de acesso. O consumidor poderá acompanhar as demandas com um número de protocolo único.
“No primeiro atendimento, o consumidor já vai ter a opção de cancelamento ou de reclamação, ele vai ter a privacidade, transparência, se a ligação cair é obrigação do atendimento retornar à ligação, facilitando assim o contato entre a empresa e o consumidor”, explica.
As regras surgiram de um amplo processo de diálogo entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) e sociedade civil. A publicação do Decreto n º 11.034, de 5 de abril de 2022 visa melhorar o atendimento ao cliente, pois atualiza importantes pontos do Código de Defesa do Consumidor.
Rodrigo comentou que as empresas que não seguirem as novas regras serão multadas com início do valor em R$ 8 mil.
Confira a entrevista na íntegra: