Veículos de Comunicação

direitos

Governo amplia acesso a absorventes gratuitos e envia avisos a beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual

Beneficiárias podem emitir autorização na UBS ou no aplicativo Meu SUS Digital

Medida busca combater a pobreza menstrual - Reprodução/Gov br
Medida busca combater a pobreza menstrual - Reprodução/Gov br

O Governo Federal inicia nesta semana o envio de mensagens sobre o Programa Dignidade Menstrual para reforçar que pessoas em situação de vulnerabilidade têm direito à retirada gratuita e contínua de absorventes em todo o país. A iniciativa alcança cerca de 24 milhões de brasileiras e pessoas que menstruam, com objetivo de combater a pobreza menstrual e garantir acesso à higiene.

O programa atende quem tem entre 10 e 49 anos e está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até R$ 218, estudantes de baixa renda da rede pública e mulheres em situação de rua. Para acessar o benefício, a pessoa deve ir até uma farmácia credenciada ao Farmácia Popular e apresentar autorização, CPF e documento oficial com foto.

A autorização pode ser emitida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou diretamente no aplicativo Meu SUS Digital. O governo aposta na ampliação dos canais para reduzir barreiras no atendimento e evitar que a falta de informação afaste beneficiárias do programa.

Programa

O Ministério da Saúde reforça que a distribuição gratuita busca enfrentar desigualdades que ainda provocam ausências escolares, constrangimentos e riscos à saúde. Em várias regiões, muitas meninas improvisam materiais ou deixam de sair de casa por falta de condições para comprar absorventes.

Outra mudança recente aumenta a autonomia das adolescentes: jovens de 12 a 16 anos podem retirar os produtos sem a necessidade de acompanhamento de responsáveis.

Desde o início do Dignidade Menstrual, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já receberam absorventes pelo SUS e a rede do Farmácia Popular distribuiu mais de 376 milhões de unidades. A política integra ações de saúde, educação e assistência social para garantir dignidade e direitos básicos com cobertura nacional.

Confira o tutorial de como ter acesso a absorventes gratuitos pelo SUS.