Veículos de Comunicação

COLETA

Estoques de sangue do Hemosul no HRMS atingem níveis críticos em Campo Grande

Tipos O positivo e O negativo são os mais necessários para atendimentos de urgência

Redução nas doações ocorre em janeiro, enquanto demanda hospitalar permanece alta - Foto: Arquivo/Portal RCN67
Redução nas doações ocorre em janeiro, enquanto demanda hospitalar permanece alta - Foto: Arquivo/Portal RCN67

Os estoques de sangue do Hemosul instalado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) estão em níveis baixos, o que levou a unidade a reforçar o pedido por doações voluntárias em Campo Grande.

Neste momento, a maior demanda é pelos tipos sanguíneos O positivo (O+) e O negativo (O-), considerados essenciais para atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com o Hemosul do HRMS, a redução nos estoques ocorre em um período historicamente marcado pela queda no número de doadores, especialmente durante o mês de janeiro, quando parte da população está em férias. Apesar disso, a demanda por sangue segue elevada em razão da continuidade de cirurgias, atendimentos hospitalares e casos de urgência.

Importância da Doação de Sangue e Tipos Sanguíneos Essenciais

A assistente social do Hemosul HRMS, Cleuza Benites, destaca que a participação da população é decisiva para manter os estoques em níveis seguros.

“Em janeiro, é comum termos uma queda nas doações por conta das férias, mas as necessidades do hospital não diminuem. Por isso, estamos convocando tanto doadores regulares quanto novos doadores para que nos ajudem a manter os estoques em níveis seguros, especialmente dos tipos O+ e O-, que são os mais utilizados”, destaca.

O Hemosul do HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, nas dependências do hospital, com acesso pela porta de vidro. Para doar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e estar em boas condições de saúde.

Entre os critérios para doação estão ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis, pesar no mínimo 51 quilos e estar em boas condições clínicas. A primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Após essa idade, apenas doadores regulares podem continuar doando.

A unidade também orienta que os candidatos durmam bem na noite anterior, façam uma refeição leve antes da doação, evitem alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores e mantenham boa hidratação. Após a coleta, a recomendação é evitar esforços físicos nas 24 horas seguintes.

Pessoas com doenças respiratórias ficam temporariamente inaptas para a doação enquanto apresentarem sintomas. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes, com intervalo mínimo de três meses.

*Com informações do Governo de Mato Grosso do Sul