Veículos de Comunicação

Operação Indébito

Homem é preso em Corumbá durante operação nacional contra golpes virtuais

Ação cumpriu 80 mandados em dez estados e investiga fraudes contra clientes de planos de saúde

O grupo montava anúncios e sites - Reprodução/PCMS
O grupo montava anúncios e sites - Reprodução/PCMS

Um homem de 29 anos foi preso em Corumbá na manhã desta quinta-feira (21) durante a operação nacional “Indébito”, que mira uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes eletrônicos contra clientes de planos de saúde. A prisão faz parte de uma ofensiva que cumpriu 80 mandados de prisão e busca em diversos estados, além do bloqueio de 43 contas bancárias para assegurar o ressarcimento das vítimas.

O grupo é acusado de montar sites falsos e anúncios que simulavam serviços legítimos, como a emissão de segunda via de boletos. Ao acessar os links, vítimas eram direcionadas a páginas fraudulentas e posteriormente abordadas por pessoas que se passavam por atendentes em aplicativos de mensagens. Os boletos emitidos levavam a depósitos em contas de laranjas e os valores eram rapidamente transferidos, o que dificultava o rastreamento do dinheiro.

Mais de 200 pessoas em todo o país já foram prejudicadas pelo esquema. A operação mobilizou polícias civis de dez estados, entre eles Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

As autoridades reforçam a importância da integração entre forças policiais no enfrentamento aos crimes virtuais e alertam a população para cuidados básicos de prevenção, como acessar somente sites oficiais, desconfiar de anúncios patrocinados com ofertas muito vantajosas e evitar o compartilhamento de dados pessoais ou bancários em canais não verificados.

*Com informações da Polícia Civil