Veículos de Comunicação

Dezembro Vermelho

Humap realiza ações de prevenção e combate ao estigma do HIV/AIDS

Ações incluem testes rápidos, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas no Hospital Dia

Hospital reforça acesso a insumos e conhecimento para reduzir novas infecções - Reprodução/UFMS
Hospital reforça acesso a insumos e conhecimento para reduzir novas infecções - Reprodução/UFMS

O Hospital Dia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian realiza nesta terça-feira (2), uma mobilização voltada ao Dia Mundial de Luta contra a Aids e à campanha Dezembro Vermelho com distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e autotestes de HIV na entrada principal do hospital, além de um quiz para o público testar o quanto sabe sobre prevenção e tratamento do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A programação quer ampliar o acesso à informação e incentivar atitudes de proteção à saúde, somando ações educativas e interação com pacientes, acompanhantes e colaboradores. A equipe também prepara uma dinâmica com o estouro de um balão recheado de doces que simboliza a quebra de preconceitos e estigmas que ainda cercam a doença.

Ao longo do mês, quatro vídeos educativos ficarão disponíveis nas segundas-feiras com orientações sobre HIV, ISTs e formas de prevenção. A iniciativa reforça que informação e respeito evitam novas infecções e apoiam quem recebe o diagnóstico

O 1º de dezembro integra o calendário global desde 1988 para alertar sobre a importância do teste, do tratamento e da eliminação do estigma relacionado ao HIV e homenageia as pessoas que morreram por complicações da Aids. No Brasil, a data ganhou força com a Lei 13.504 de 2017 ao estimular a mobilização social e alinhar iniciativas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos e se transmitem principalmente pelo contato sexual sem preservativo com pessoa infectada, mas também podem ocorrer da mãe para o bebê na gestação, no parto ou na amamentação sem medidas de prevenção e, de forma menos comum, por contato com secreções contaminadas.

O Humap integra a Rede Ebserh, que administra hospitais universitários federais e apoia assistência, ensino e pesquisa, ampliando o cuidado oferecido pelo SUS à população.