
O serviço de atendimento veterinário da Subsecretaria do Bem- Estar Animal (SUBEA), registrou em Campo Grande, um número surpreendentes de interessados nos cuidados para seus pets. Foram mais de oito mil atendimentos para cães e gatos, superando as expectativas iniciais.
Além dos atendimentos clínicos, a Subea tem como principal foco o programa de castração de cães e gatos. Somente pela Subsecretaria, são realizadas 7.200 castrações anuais, complementadas pelas disponibilizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Essa iniciativa traz benefícios significativos para a população e contribui para o controle da reprodução descontrolada dos animais.
Mensalmente, a Subea oferece 600 vagas para castração de cães e gatos na capital. Para incentivar a população a aderir ao procedimento, são realizados plantões quando há baixa procura. Nessas ocasiões, o número de Identificação Social (NIS) não é obrigatório, facilitando o acesso ao serviço.
A subsecretária Ana Luiza Lourenço ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. Ela destacou que o primeiro semestre de 2023 foi fundamental para conscientizar a população sobre essa necessidade e mostrar a relevância do cuidado com os animais de estimação.
Outra medida essencial para combater o abandono de animais é a microchipagem. Até o momento, foram microchipados 2.771 animais, e o objetivo é aumentar ainda mais esse número. Esse sistema permite cadastrar o animal em nome do tutor, facilitando a identificação do responsável em caso de fuga ou abandono, promovendo maior responsabilidade e cuidado por parte dos tutores.