Veículos de Comunicação

Saúde

Março Amarelo: Endometriose afeta 10% da população feminina no Brasil

Mês é dedicado à conscientização da doença, que atinge mais mulheres na faixa dos 25 a 35 anos

Endometriose demora em média de 7 a 10 anos para ser diagnosticada - Foto: Reprodução Internet
Endometriose demora em média de 7 a 10 anos para ser diagnosticada - Foto: Reprodução Internet

Dados Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mostram que a Endometriose afeta cerca de 10% cento da população feminina brasileira. A doença é mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade. Segundo o ginecologista Thiago Souza, especialista em produção assistida, os sintomas são: dor pélvica crônica e intensa, no qual a mulher sente com mais frequência, nos períodos dos dias pré-menstruais.

“A dor de menstruação comum, geralmente é referida mais como uma cólica. A mulher sente a contração uterina e essa dor costuma ser aliviada com remédios comuns. Já a dor de endometriose, muitas mulheres acabam procurando o pronto-socorro pra fazer medicação na veia pra conseguir o alívio”, destaca.  

Segundo o especialista nem todos os diagnósticos são feitos clinicamente com exames de toque de imagem. “Durante esse processo é utilizado também ultrassons específicos. A gente faz ultrassom específico para endometriose, não é ultrassom transvaginal de rotina ou a ressonância magnética da pelve. Esses são os dois exames de imagem que a gente consegue diagnosticar a endometriose profunda”, analisa.

Com dores constantes no abdômen e perto do período menstrual, Tayane Mafra (25), gestora em uma empresa na Capital, relata que as dores foram aumentando cada vez mais. “Eu fui no médico em 2019 e descobri que estava com endometriose. E aí ele me dava remédio, tomava medicamentos, mas nada disso melhorava. Passei anos com dor e descobrir o porquê. Sempre foi por causa da doença”, ressalta.  

Dr. Thiago lembra que o diagnóstico da endometriose superficial não vai aparecer no ultrassom, quando as lesões têm menos de 5mm. “A gente só vai conseguir fazer o diagnóstico de endometriose nessa paciente se a submetermos ela a uma laparoscopia, que é aquela cirurgia com a câmera dentro da barriga da paciente. Daí gente consegue ter uma visão direta de dentro da pelve e os focos”, analisa.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), no mundo todo a endometriose demora em média de 7 a 10 anos para ser diagnosticada.