O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) abriu inscrições para o Programa Residência Agropecuária. A iniciativa vai beneficiar 20 bolsistas no estado, oferecendo bolsas mensais de R$ 2.500 para nível superior e R$ 1.500 para nível técnico durante seis meses de atividades práticas no campo.
O programa é voltado para técnicos agrícolas, agropecuários e profissionais graduados em Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia há até dois anos. Os selecionados irão acompanhar a rotina de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul junto às equipes da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS.
As inscrições podem ser feitas até 26 de setembro no site do Instituto CNA. O processo seletivo será realizado em duas etapas, aplicadas de forma remota. A primeira, prevista para 5 de outubro, é uma prova objetiva de conhecimentos, com duração de até três horas. A segunda etapa será a análise curricular dos candidatos aprovados na prova.
Durante a residência, os bolsistas terão jornada de 40 horas semanais nas áreas de produção vegetal, pecuária ou agroindústria, conforme o planejamento técnico do Senar/MS. Também será obrigatória a participação em uma capacitação metodológica, oferecida no formato de ensino a distância, a partir do terceiro mês do programa.
Confira o edital neste link.