As ‘commodities’ são produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, em estado bruto ou pequeno grau de industrialização, produzidos em larga escala e destinados ao comércio externo. Com preços determinados pela oferta e procura internacional da mercadoria, as commodities fazem cada vez mais parte do dia a dia dos produtores de todo o país.
Segundo o coordenador técnico do Sistema Famasul, André Luiz Nunes, apesar de toda informação disponível, quando se trata do mercado financeiro há situações que o produtor ainda não consegue realizar na prática, como aconteceu na safra de soja deste ano, devido à estiagem que o estado sofreu, principalmente na região sul, que faria os produtores receberem menos.
“Entretanto, quando o mercado verificou que ia haver uma quebra de safra o preço da saca de soja no mercado futuro ou no mercado de ações em si, valorizou”, explicou o coordenador. André acrescentou que, entender como funcionam e a importância das operações do mercado envolvendo commodities, é uma forma do produtor se proteger e não ficar apenas dependente do produto. Confira a entrevista completa: