
O Programa MS Ativo Cooperação concluiu nesta semana a agenda de 2025 durante um encontro de monitoramento que mobilizou representantes de 61 municípios e mais de 200 participantes.
Conduzida pelo secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, a abertura reforçou o avanço do alinhamento entre Estado e prefeituras na etapa de acompanhamento dos planos. Ao todo, participaram 146 técnicos municipais e 17 representantes do Governo do Estado.
O encontro apresentou um panorama das ações realizadas pelos municípios ao longo do ano, identificando entregas consolidadas, ajustes necessários e desafios para aprimorar a execução dos planos. As equipes estaduais também revisitaram procedimentos operacionais fundamentais para o monitoramento, além de oferecer novas orientações com o objetivo de uniformizar métodos de trabalho e sanar dúvidas das equipes locais.
Com foco no ciclo de 2026, o Programa destacou que o próximo ano será inteiramente dedicado ao monitoramento contínuo, exigindo integração ainda maior entre as equipes municipais e estaduais. Representantes das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Ambiente de Negócios, Alciley Lopes, Waldeir Sanches, Kamilla Nunes e Júlio César da Silva, detalharam estratégias de acompanhamento e orientações para execução.
Entre as diretrizes estabelecidas, estão encontros virtuais bimestrais, envio sistemático de alertas sobre prazos e a necessidade de cada município manter sua equipe de referência ativa e em contato permanente pelos canais oficiais do Programa.
Para a Superintendência de Fomento ao Municipalismo, o desempenho de 2025 confirma a consolidação do trabalho conjunto.
“Tivemos um saldo muito positivo com a adesão dos 79 municípios ao programa, que é uma agenda transversal entre o Estado e as prefeituras para potencializar as políticas públicas em benefício do cidadão”, afirmou o superintendente Marcílio Moreira.
*Com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul