A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (23) a “Operação Vila do Conde”. A ação visa desarticular um grupo acusado de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em cinco estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Belém (PA).
As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 quilos de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino ao porto de Rotterdam, na Holanda.
Investigação e Operação
De acordo com a Polícia Federal, o grupo mantinha uma estrutura logística internacional para enviar a droga à Europa e também usava empresas de fachada e investimentos no mercado formal — incluindo restaurantes e prestadores de serviços — para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.
A ação desta terça contou com apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal. Em Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Federal participaram das diligências, reforçando a atuação do estado no combate ao crime organizado internacional.
A Ficco é formada por policiais federais, integrantes da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais.