Veículos de Comunicação

SEGURANÇA

MS entra na mira da PF em operação contra tráfico internacional de drogas

As investigações tiveram início em 2021 no Pará

Em Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Federal participaram das diligências (Foto: Reprodução/ PF)
Em Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Federal participaram das diligências (Foto: Reprodução/ PF)

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (23) a “Operação Vila do Conde”. A ação visa desarticular um grupo acusado de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em cinco estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Belém (PA).

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 quilos de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino ao porto de Rotterdam, na Holanda.

Investigação e Operação

De acordo com a Polícia Federal, o grupo mantinha uma estrutura logística internacional para enviar a droga à Europa e também usava empresas de fachada e investimentos no mercado formal — incluindo restaurantes e prestadores de serviços — para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

A ação desta terça contou com apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal. Em Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Federal participaram das diligências, reforçando a atuação do estado no combate ao crime organizado internacional.

A Ficco é formada por policiais federais, integrantes da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais.