Abrindo a primeira noite da Taça Brasil de Clubes de Futsal Feminina – Divisão Especial, a Serc/UCDB emplacou uma goleada diante das adversárias baianas do Clube 2004/Kath Prosports. Também entraram em quadra duas outras equipes, fechando os jogos de domingo (29).
Pelo Grupo A, Celemaster Uruguaianense (RS) e Leoas da Serra (SC) abriram a competição às 18h, no Ginásio Guanandizão. A atual campeã da Taça Brasil venceu a equipe gaúcha por 4 a 2, em jogo equilibrado até o fim do primeiro tempo. Marina abriu o placar para o Celemaster, logo depois Nega deixou tudo igual e Rúbia virou, levando a vantagem para a segunda etapa.
No início do segundo tempo, Jaqueline igualou os números, e a virada das leoas veio com Petuxa e Rúbia, marcando os primeiros 3 pontos na competição. Nesta segunda-feira as atuais campeãs descansam e Celemaster volta à quadra, às 18h, contra o Clube 2004/Kath Prosports (BA).
No segundo jogo da noite foi a vez de Mato Grosso do Sul entrar em quadra com a disputa entre Serc/UCDB e Clube 2004. Prevista para às 20h, a partida começou por volta das 21h20, devido ao atraso da equipe baiana, que até o horário marcado contava apenas com seis atletas de linha e uma goleira, que pagaram do próprio bolso passagens de avião.
O atraso poderia ser até maior ou mesmo acabar em WO, como contou Edicarlos, técnico da equipe baiana, à Rádio CBN. “Nosso ônibus estava marcado para sair por volta de 3h10 da manhã, quando o ônibus chegou já foi 9h30 da manhã. Tivemos quase 4h de atraso, e aí, quando começou a conexão de um lado de outro, mais atraso ainda. Atrasamos quase 9h, a sorte que as meninas vieram na frente e teve como começar o jogo”, contou.
Com o nervosismo a flor da pele e a incerteza da chegada do restante da equipe, incluindo o técnico, o psicológico das jogadoras ficou visivelmente abalado. Ponto que precisa ser trabalhado para os próximos jogos, conforme o técnico baiano. “Tentar equilibrar o lado psicológico que atrapalhou muito, para que amanhã esteja mais suave”, disse.
O comandante da equipe da casa, técnico Nando, também ressaltou o teor psicológico da partida, que pesou também para as jogadoras sul-mato-grossenses. “Para as duas equipes foi ruim, para elas (Clube 2004) pior ainda. Agora, eu sempre falo assim, ‘a o outro time está mais fraco’, parece que relaxa um pouco, então, no futsal não tem como, tem que estar atento, focado na partida”, pontuou.
A presença da torcida ajudou a Serc, fator que, segundo Nando, em algumas situações pode até desconcentrar as atletas, mas ontem ajudou. Resta agora corrigir os erros da estreia.
“Só de ganhar a estreia e começar bem, é uma ótima, né. Mas a marcação tem que corrigir sempre, a atenção, fazer menos falta. A gente pecou muito em fazer falta demasiada, tanto que nos dois tempos estouramos em faltas e tem que tirar isso”, avaliou.
No fim das contas, deu MS. A Serc/UCDB venceu por 5 a 1, com 4 gols marcados somente no primeiro tempo. Maysa abriu o placar aos 3 minutos, Kamila fez o segundo, Aninha saiu do banco de reservas e em menos de 3 minutos em quadra marcou o terceiro.
Com um pênalti marcado a 30 segundos do fim do primeiro tempo, Kamila voltou a balançar a rede, fazendo o quarto gol da Serc. Já na segunda etapa, Thaynara garantiu o quinto gol e a equipe baiana descontou com Nad.
A vitória poderia ter sido menos enxuta se não fosse a goleira Vanessa, que defendeu bolas dificílimas durante todo o jogo, inclusive faltas potentes da equipe adversária. Thais Fragos, atleta da Serc, destacou a união da equipe para conquistar a primeira e tão importante vitória.
“Essa competição é muito importante para a nossa equipe, o nervosismo conta muito, mas a gente fez a união, o que treinamos conseguimos colocar em quadra e deu tudo certo. O nervosismo a gente conseguiu deixar no bolso e fazer um belo jogo”, contou.
A bola volta a rolar pelo grupo A nesta terça-feira (30) entre Clube 2004 e Celemastere, às 18h, e logo depois, às 20h, a Serc/UCDB recebe o Vila Nova F. C. (GO), no ginásio Guanandizão. As disputas seguem até o dia 4 de junho entre as 13 equipes de vários estados do Brasil, com entrada franca e aberta à toda população.
Organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), em parceria com a Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS), essa é a 29ª edição da taça, sendo a primeira na capital. Confira mais detalhes do primeiro dia de disputas: