Há 16 anos, o projeto Mutirão Todos em Ação, leva atendimento gratuito e ações sociais para os bairros de Campo Grande. Em entrevista ao programa Microfone Aberto, da rádio Massa Campo Grande, a coordenadora do projeto, Lirce Cânepa, falou da iniciativa já se consolidou como a maior ação social do Centro-Oeste e também do Brasil, com a participação de mais de 700 voluntários e mais de 100 instituições parceiras.
“A cada mutirão, conquistamos novos parceiros que se somam para levar serviços à comunidade. É uma grande rede de colaboração”, destaca.
O evento conta com a participação de todas as secretarias da Prefeitura de Campo Grande, órgãos do Governo do Estado, universidades, sindicatos e empresas privadas. Entre os serviços mais procurados estão a emissão de RG, corte de cabelo gratuito e renegociação de dívidas.
Além dos atendimentos, a edição deste sábado (16) terá espaço para as crianças, com brincadeiras e jogos, além de sorteio de brindes oferecidos por parceiros. “Queremos atender todas as necessidades da população, seja na área de documentação, saúde, beleza, lazer ou esporte. É um momento para a comunidade aproveitar”, afirma Lirce.
O Mutirão Todos em Ação começou de forma tímida, inspirado na Justiça Itinerante, mas cresceu ao longo dos anos, adaptando-se às demandas e fortalecendo parcerias. Após uma pausa durante a pandemia, retornou em 2023 com uma nova estrutura e mais visibilidade para os parceiros envolvidos.
A edição deste final de semana será realizada na região do Imbirussu, na Escola Frederico Soares, na Vila Popular. O evento acontece das 8h às 13h.