
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá no dia 13 de dezembro (sábado) o mutirão do “Dia E – Ebserh em Ação”. A mobilização está vinculada ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Ao todo, estão previstas a realização de mais de 260 cirurgias e exames.
O Dia ‘E’ visa à redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Mutirão Dia E em Ação
Estão agendados no Humap-UFMS 226 exames (sendo 60 espirometrias, 60 tomografias, 60 ultrassons, 16 radiointervenções e 30 ecocardiogramas) e 27 cirurgias (sete procedimentos de hemorroidectomias, dez procedimentos de hernioplastias e dez laqueaduras tubárias).
Benefícios do Programa
A auxiliar de produção Kelle Katiane Silva Peres, 47, é uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão do “Dia E”. Ela fará uma cirurgia de hérnia umbilical que está aguardando há mais de um ano. “Sinto muitas dores, dói muito para sentar, para me abaixar. Por isso, sou muito grata a esse mutirão e a Deus!”.