A prova para a OAB (Ordem do Advogados do Brasil) terá novas disciplinas após definição do Conselho Pleno da OAB para que direito previdenciário, eleitoral e financeiro passem a compor a 1ª fase do exame. Para detalhar essa nova decisão, o CBN Direito desta terça-feira (19) foi com Cristiane Maluf, coordenadora do curso preparatório da Faculdade Insted para o exame da OAB (Ordem do Advogados do Brasil).
Para os estudantes de plantão, por hora a 2ª fase do exame segue sem alteração, mas já com previsão de discussão para possíveis mudanças em uma nova deliberação do Conselho. Segundo Cristiane, a oficialização da mudança passou por outras etapas, como a alteração da grade curricular dos cursos de Direito em 2018 pelo Conselho Nacional de Educação.
“Isso já é uma discussão antiga, que agora se consolidou. E a gente verifica que as três disciplinas inseridas vão muito ao encontro do que a comunidade anseia, então nós podemos ficar até tranquilos porque essas mudanças não vão ser imediatas”, explicou a coordenadora.
Conforme Cristiane, a alteração passa a valer somente no Exame 38 da OAB, sendo que atualmente os estudantes estão aguardando pela realização da 2ª fase do Exame 34, que será realizada no próximo domingo (24). “Precisa de um tempo, até para que os cursos preparatórios se adequem”, afirmou.
De imediato, o Insted já está se adaptando a mudanças, passando de 17 disciplinas ofertadas para 20, focando mais ainda nas 80 questões previstas para a 1ª fase, isso porque, até o momento, não foi divulgado se o número total de questões sofrerá alteração. “Não temos nada oficial, não sabemos se vai aumentar ou se vai ser retirada de alguma outra disciplina, mas, em tese, seriam duas questões por cada uma dessas novas disciplinas”, ponderou.
Confira mais detalhes sobre essa mudança e as consequências da alteração na entrevista completa com Cristiane Maluf: