Veículos de Comunicação

FISCALIZAÇÃO

Operação Ferro-Velho fiscaliza comércio ilegal de cobre na Capital

Fiscalização busca inibir a venda de fiação elétrica e cobre furtados

Guarda Civil Metropolitana realiza fiscalização em ferro-velhos durante a Operação Ferro-Velho, em Campo Grande - Foto: Divulgação/Prefeitura de CG
Guarda Civil Metropolitana realiza fiscalização em ferro-velhos durante a Operação Ferro-Velho, em Campo Grande - Foto: Divulgação/Prefeitura de CG

A Operação Ferro-Velho, com foco na fiscalização de comércios suspeitos de receptação em Campo Grande, foi realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta quinta (29) e sexta-feira (30). As ações ocorreram nas regiões do Prosa, Centro e Anhanduizinho.

A operação integra o planejamento estratégico da corporação para este ano e tem como principal objetivo inibir a comercialização ilegal de materiais oriundos de furto ou roubo. O foco está especialmente na venda de fiação elétrica e cobre, crimes que causam prejuízos diretos à população.

Ao todo, 36 guardas civis metropolitanos participaram da ação, com apoio de nove viaturas de quatro rodas e dez viaturas de duas rodas. Durante a operação, foram fiscalizados 13 estabelecimentos comerciais que atuam na compra e venda de materiais recicláveis.

Segundo o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, as operações ferro-velho são prioridade da GCM em 2026.

“Neste ano de 2026 fizemos um planejamento das operações da Guarda Civil Metropolitana e como prioridade, temos as operações ferro-velho. Vamos intensificar ainda mais essa fiscalização para inibir a comercialização ilegal de produtos oriundos de furto ou roubo, principalmente no combate ao furto e à venda ilegal de fiação elétrica e cobre”, destacou o secretário.

Além da repressão criminal, a GCM também realizou fiscalização administrativa nos estabelecimentos. De acordo com Gonzaga, os comércios precisam apresentar alvará de funcionamento e manter a documentação exigida, incluindo a comprovação da procedência dos produtos comercializados.

Durante a fiscalização em um estabelecimento localizado na região central, uma bicicleta sem identificação de propriedade foi encontrada. O objeto foi recolhido pela equipe da ROMU e encaminhado à DEPAC/CEPOL para as providências cabíveis.

Ao todo, foram emitidas cinco notificações administrativas por ausência do livro de registro obrigatório. Não houve encaminhamentos à delegacia durante a operação.

O subcomandante da GCM, Alexandre Pedroso, destacou que as operações têm papel fundamental no enfrentamento de crimes relacionados ao furto de fiação elétrica, cobre e outros materiais urbanos.

“A Guarda Civil Metropolitana tem desencadeado operações ferro-velho nas sete regiões urbanas com o intuito de fiscalizar os comércios que compram produtos recicláveis, como cobre e ferro, que muitas vezes são oriundos de furtos de fiação elétrica, tampas de bueiro e sistemas de iluminação. Esses crimes trazem prejuízos para toda a comunidade. Quando é constatado material de origem criminosa, o responsável é devidamente encaminhado, e todas as medidas judiciais são adotadas”, pontuou.

A operação contou com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e órgãos de fiscalização, além de concessionárias de serviços públicos. A população pode colaborar com denúncias pelo telefone 153, canal direto da Guarda Civil Metropolitana.

*Com informações da Prefeitura de Campo Grande