Nesta quarta-feira (14), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Polícia Federal, participa da Operação Proteção Integral II — ação nacional de combate ao abuso sexual infantojuvenil que tem como foco identificar e prender pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material.
Ao todo, estão sendo cumpridos simultaneamente 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todo o país, com atuação de 467 policiais federais e 156 policiais civis.
Durante o cumprimento dos mandados, 35 pessoas foram presas em flagrante em diversas regiões do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, um dos alvos foi localizado no bairro Jardim Popular, em Campo Grande. Um homem de 54 anos foi preso por armazenar material de abuso sexual infantil em seus celulares e computador. A prisão foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
O suspeito era investigado há cerca de um ano pelo Núcleo de Inteligência da DEPCA, que apurou sua participação em grupos de compartilhamento de conteúdo de abuso infantil. Segundo a investigação, ele comprava o material e o acessava há pelo menos três anos.
O homem, que trabalhou recentemente como motorista do Conselho Tutelar de Campo Grande, foi preso em flagrante e teve seus equipamentos eletrônicos apreendidos.