Veículos de Comunicação

SÍMBOLO DA CIDADE

Parceria prevê revitalização e gestão compartilhada do Horto Florestal

Local abriga a Biblioteca Pública Municipal "Anna Luiza Prado Bastos", uma pista de caminhada, pista de bocha, parquinho e espelho d'água

Nos últimos anos, grades quebradas e lixo espalhado pela calçada se tornaram comum no espaço (Foto: Karina Anunciato/ Arquivo)
Nos últimos anos, grades quebradas e lixo espalhado pela calçada se tornaram comum no espaço (Foto: Karina Anunciato/ Arquivo)

O Horto Florestal, uma das áreas verdes mais tradicionais de Campo Grande, terá nova gestão a partir desta segunda-feira (8). O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS, IPF, Sesc e Senac) e a prefeitura assinam um protocolo de intenções que prevê a revitalização completa do espaço.

Criado em 1912, o Horto é um dos primeiros parques urbanos da capital e abriga um fragmento de mata nativa em meio à região central. O local abriga ainda a Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”, uma pista de caminhada, pista de bocha, parquinho e espelho d’água, tornando-se durante anos ponto de encontro de famílias e palco de atividades culturais.

Apesar da importância histórica e cultural para a cidade, ao longo das décadas, o espaço sofreu com falta de manutenção e perda de frequentadores.

Nova Gestão e Revitalização do Horto Florestal

Com a parceria, a área seguirá pública e deve receber programação regular de lazer, cultura e educação promovida pelo Sesc e Senac. A proposta é resgatar o papel do Horto Florestal como espaço de convivência e de contato com a natureza.

O protocolo estabelece que a Fecomércio será responsável pela gestão e revitalização, enquanto o município acompanha e fiscaliza a execução. Ainda não há prazo definido para as obras de requalificação começarem.