Veículos de Comunicação

AGRONEGÓCIO

Plantio da soja em Mato Grosso do Sul ultrapassa 60% da área prevista

Levantamento do SIGA-MS aponta avanço nas lavouras, com destaque para o sul do Estado

Cultivo já foi realizado em 3,26 milhões de hectares - Foto: Divulgação/Semadesc
Cultivo já foi realizado em 3,26 milhões de hectares - Foto: Divulgação/Semadesc

O plantio da soja já ultrapassou 60% da área total estimada para a safra 2025/2026 em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SIGA-MS), o cultivo foi realizado em 3,26 milhões de hectares, o equivalente a 61,6% da área prevista para o ciclo.

Ritmo mais acelerado no sul

A Região Sul do Estado segue com o maior avanço, somando 68% da área semeada, seguida pela Região Centro, com 54,7%, e pela Região Norte, que atingiu 46,8%.

Apesar do avanço, o ritmo está 4,2 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. O atraso é atribuído à irregularidade das chuvas no início do plantio, especialmente em municípios das regiões central e norte.

Expectativa de produção

Nos últimos dias, o ritmo de semeadura aumentou em todo o Estado, especialmente no norte, onde o plantio havia começado mais tarde. A expectativa para esta safra é de 15,2 milhões de toneladas de soja, o que representa um crescimento de 8,1% em relação à temporada anterior.

A área cultivada também deve aumentar, chegando a 4,7 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 52,8 sacas por hectare.

Melhor janela de plantio

Segundo o levantamento, a melhor janela de semeadura termina em 14 de novembro, período em que, historicamente, cerca de 80% das lavouras já estão plantadas em Mato Grosso do Sul.

*Com informações da Semadesc