Veículos de Comunicação

CBN Campo Grande

PM recebe 30 denúncias de exploração sexual durante operação "Parador 27"

Fiscalização que começou no início de maio segue em todo o estado até o próximo dia 18

Em 2021, foram registradas 2.769 denúncias apenas em solo sul-mato-grossense - Foto: Divulgação Sejusp
Em 2021, foram registradas 2.769 denúncias apenas em solo sul-mato-grossense - Foto: Divulgação Sejusp

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou um balanço parcial da 'Operação Parador 27', que busca combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o estado nesta terça-feira (10). Na primeira semana da ação, foram apuradas 30 denúncias de exploração sexual infantil, mais de 70 locais fiscalizados e 319 pessoas abordadas e checadas. A fiscalização segue até dia 18 de maio de 2022.

Também foram realizadas operações blitz e cerca de 90 veículos fiscalizados. A operação acontece simultaneamente em todo território nacional, em rodovias e paradas de descanso. A PMMS também realiza ações preventivas em pontos turísticos, nas encostas dos rios e embarcações que trafegam rotas fluviais do Estado. Vale lembrar que o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Operações Integradas e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dados disponibilizados pelo Disque 100 mostram que no ano de 2021 foram registradas 2.769 denúncias apenas em solo sul-mato-grossense. Segundo o Tenente-coronel Guilherme Dantas Lopes, o Ministério Público disponibilizou um mapa que aponta as denúncias que são feitas sobre exploração de crianças e adolescentes aqui no Estado.

“Pelo mapa de calor, a região que mais tem incidência desse crime é nas fronteiras estaduais, como Paraná, São Paulo e Goiás. Ali é onde geralmente tem mais paradas de caminhões. Isso ocorre mais nos períodos de escoamento de safras e nos guichês", afirmou o oficial da PM.