O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Mato Grosso do Sul precisou isolar uma rua na região central de Corumbá, na terça-feira (23), para retirar um projétil de artilharia das Forças Armadas que estava em uma caixa entregue a um ferro velho.
Os policiais anti-bomba foram acionados por volta das 11h e viajaram pouco mais de 400 km para analisar o artefato. O local onde a bomba foi encontrada fica na rua Duque de Caxias.
“Um trabalhador de uma empresa de reciclagem havia localizado um objeto com características de um antigo projétil de munição de artilharia, possivelmente empregado pelas forças armadas”, divulgou o Bope, em nota, explicando que o funcionário do estabelecimento acionou a Polícia Militar.
Depois da identificação da bomba, que segundo informações do Bope parecia muito antiga e desativada, o Grupo de Bombas e Explosivos foi acionado em Campo Grande para realizar a retirada, orientando ao funcionário para evitar o manuseio do projétil.
“No local, a equipe técnica adotou os procedimentos de contramedidas, visando atestar se o referido objeto oferecia segurança para o transporte, assim pode ser recolhido e levado até uma área remota, onde foi neutralizado com segurança”, completo o Bope em nota.
Conforme apurado, os policiais procuraram identificar marcas e números no projétil que poderiam auxiliar na identificação, porém, havia muitos sinais de desgaste e não foi possível fazer o procedimento.
O caso foi encerrado, já que houve a destruição do artefato. Não há previsão de investigação da Polícia Civil para averiguar a origem do artefato.