
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Mato Grosso do Sul precisou isolar uma rua na região central de Corumbá, na terça-feira (23), para retirar um projétil de artilharia das Forças Armadas que estava em uma caixa entregue a um ferro velho.
Os policiais anti-bomba foram acionados por volta das 11h e viajaram pouco mais de 400 km para analisar o artefato. O local onde a bomba foi encontrada fica na rua Duque de Caxias.
Policiais anti-bomba foram acionados para retirarem a bomba. Foto: Divulgação“Um trabalhador de uma empresa de reciclagem havia localizado um objeto com características de um antigo projétil de munição de artilharia, possivelmente empregado pelas forças armadas”, divulgou o Bope, em nota, explicando que o funcionário do estabelecimento acionou a Polícia Militar.
Depois da identificação da bomba, que segundo informações do Bope parecia muito antiga e desativada, o Grupo de Bombas e Explosivos foi acionado em Campo Grande para realizar a retirada, orientando ao funcionário para evitar o manuseio do projétil.
“No local, a equipe técnica adotou os procedimentos de contramedidas, visando atestar se o referido objeto oferecia segurança para o transporte, assim pode ser recolhido e levado até uma área remota, onde foi neutralizado com segurança”, completo o Bope em nota.
Conforme apurado, os policiais procuraram identificar marcas e números no projétil que poderiam auxiliar na identificação, porém, havia muitos sinais de desgaste e não foi possível fazer o procedimento.
O caso foi encerrado, já que houve a destruição do artefato. Não há previsão de investigação da Polícia Civil para averiguar a origem do artefato.