Veículos de Comunicação

CLIMA E TEMPERATURA

Sexta-feira abre 2026 com calor e risco de temporais em MS

Sol aparece entre nuvens, mas instabilidade pode provocar chuva forte, raios e ventos intensos em várias regiões do Estado

Sol aparece entre nuvens na Capital - Foto: Arquivo/Portal RCN67
Sol aparece entre nuvens na Capital - Foto: Arquivo/Portal RCN67

O primeiro dia útil de 2026 deve ser marcado por calor e instabilidade em Mato Grosso do Sul. A previsão do tempo em Mato Grosso do Sul indica sol com aumento de nebulosidade ao longo desta sexta-feira (2), além de possibilidade de pancadas de chuva e temporais acompanhados de raios e rajadas de vento.

Em Campo Grande, a chuva chegou a ocorrer durante a madrugada, mas com baixo volume. Ainda assim, o cenário tende a mudar ao longo do dia, com aumento das áreas de instabilidade.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as condições são influenciadas pelo transporte intenso de calor e umidade, pela atuação de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o Estado e pela aproximação de uma frente fria no oceano.

Os maiores acumulados de chuva podem superar os 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões central, sudeste, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul.

Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h. Em pontos isolados, as rajadas podem ultrapassar esses valores.

Em relação às temperaturas, Campo Grande deve registrar mínima de 23°C e máxima de 29°C. Corumbá e Porto Murtinho podem chegar aos 35°C. Dourados tem máxima prevista de 30°C, enquanto Coxim alcança 32°C e Camapuã, 31°C.

Na região leste, Paranaíba pode atingir 32°C e Três Lagoas, 31°C. Já Ponta Porã deve ter clima mais ameno, com máxima de 28°C.