Veículos de Comunicação

SAÚDE

SUS passa a oferecer cirurgia gratuita para correção de lábio leporino e fenda palatina

Em MS, mais de 200 cirurgias já foram realizadas por meio de programa estadual antes da nova legislação

Em MS, mais de 200 cirurgias já foram realizadas por meio de programa estadual antes da nova legislação - Foto: Reprodução/SES
Em MS, mais de 200 cirurgias já foram realizadas por meio de programa estadual antes da nova legislação - Foto: Reprodução/SES

O Sistema Único de Saúde (SUS) agora é obrigado a oferecer, de forma gratuita, a cirurgia reconstrutiva de lábio leporino e fenda palatina em todo o país. A determinação passou a valer com a sanção da Lei nº 15.133, publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Além do procedimento cirúrgico, a nova legislação também garante o acesso ao tratamento pós-operatório, que inclui serviços de fonoaudiologia, ortodontia e acompanhamento psicológico, sempre que necessário.

O texto prevê ainda a oferta de atendimento especializado desde o diagnóstico, inclusive no pré-natal, com encaminhamento imediato a centros capacitados para o acompanhamento clínico e programação da cirurgia reparadora.

A fenda labiopalatina é uma malformação congênita que pode comprometer funções básicas como fala, mastigação e respiração, além de afetar a autoestima do paciente. A expectativa com a nova lei é reduzir desigualdades no acesso ao tratamento e garantir um atendimento integral e humanizado.

Em Mato Grosso do Sul, procedimentos desse tipo já vêm sendo realizados por meio do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, iniciativa estadual que, até agora, viabilizou mais de 200 cirurgias corretivas voltadas a pacientes com fissura labiopalatina nos três primeiros meses deste ano.

Os atendimentos foram feitos em municípios como Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, com apoio de entidades especializadas como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a ONG Instituto Família Down.