
Com rajadas de vento que chegaram à 90 km/h em Corumbá, mais de 60 árvores foram derrubadas na tarde desta quinta-feira (6). Em uma das ocorrências, houve danos no sistema de abastecimento de água e o serviço foi prejudicado. Segundo a concessionária Sanesul, o reparo será feito, porém, é preciso cortar o fornecimento para realizar a manutenção.
Conforme apurado pela reportagem, os ventos e a chuva começaram por volta das 13h30 em Ladário e na cidade branca. A queda de uma árvore no bairro Cervejaria também deixou uma criança ferida. Ela precisou ser atendida pelos Corpo de Bombeiros e o estado de saúde dela é estável.
A ação na rede de abastecimento está ocorrendo desde as 17h. Além do fornecimento de água, a Energisa divulgou uma nota afirmando que a rede elétrica que corta as duas cidades foi afetada e oito bairros estão em situação considerada mais grave pela empresa.
As rajadas de ventos chegaram perto de 90km/h. Dados analisados a partir de medição no aeroporto internacional de Corumbá apontaram A queda de árvores foi o principal causador desses problemas com rompimento de cabos. Foram registradas 20.041 descargas atmosféricas na região e a concessionária já havia acionado o seu plano de contingência.
Os bairros mais afetados foram: Dom Bosco, Centro, Universitário, Maria Leite, Popular Velha, Santo Antônio, Boa Esperança e Nossa Senhora de Fátima.
“As equipes trabalham de forma ininterrupta para normalizar o mais rápido possível o fornecimento de energia para os demais clientes atingidos. Por segurança e agilidade, a Energisa orienta que a população entre em contato pelo WhatsApp Gisa – (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On”, informou a empresa.
A Defesa Civil de Corumbá informou que são três equipes da Prefeitura atuando para realizar a retirada de árvores e auxiliar outras autoridades. Além disso, há técnicos visitando pontos considerados mais críticos para verificar a necessidade de fornecimento de lonas ou mesmo retirada de famílias para levá-las ao Abrigo Provisório.