Veículos de Comunicação

POLÍTICA ESTADUAL

TSE discute plebiscito para mudar nome de Rio Verde

Moradores poderão decidir mudança do nome de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal


Representantes de MS participam de reunião que trata dos trâmites para consulta pública sobre nova denominação do município (Foto: Reprodução/ Assessoria)
Representantes de MS participam de reunião que trata dos trâmites para consulta pública sobre nova denominação do município (Foto: Reprodução/ Assessoria)

O Tribunal Superior Eleitoral discutiu na terça-feira (11), em Brasília, os procedimentos para realização do plebiscito que definirá a possível mudança do nome de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal.

A reunião contou com a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, além do prefeito Réus Fornari (PP), do secretário de Governo Marcus Vinícius Perez, da senadora Tereza Cristina (PP) e do presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), também participou do encontro. A Assembleia analisa o Projeto de Lei 152/2025, que autoriza a consulta pública após aprovação prévia da Câmara Municipal.

Segundo Claro, o objetivo é garantir que o processo siga as exigências legais. “A população precisa ter a oportunidade de decidir sobre a mudança do nome. Estamos alinhando os procedimentos para que o plebiscito ocorra com segurança jurídica”, afirmou.

A proposta de alteração busca reforçar a identidade pantaneira do município e não prevê custos extras à população caso seja aprovada. De acordo com os participantes, não haverá necessidade de troca imediata de documentos.

O TSE continuará acompanhando a tramitação para definir cronograma e regras da consulta.