Veículos de Comunicação

Coluna Mover

USP cria primeiro grupo genômico da 3ª idade

Com objetivo de melhorar qualidade de vida, brasileiros dão os primeiros passos na introdução de estudos com idosos

- Foto: reprodução Agência Brasil
- Foto: reprodução Agência Brasil

A Universidade de São Paulo (USP), publicou nesta quinta-feira (3), que um grupo de cientistas vai criar o primeiro banco genômico de idosos do Brasil. Segundo Mel Tamaciro, basicamente, os bancos de estudos serão montados são com os DNAs dos voluntários, para ser feita uma análise do comportamento, da longevidade e também em relação às doenças desencadeadas por questões genéticas. Durante a coluna Mover nesta sexta-feira (4), a colunista explicou como vai funcionar o projeto.  

“Enfim, todo esse estudo de longevidade no mundo é muito feito em cima de bancos de dados europeus e asiáticos né?! Os asiáticos por conta do clima, de lugares onde moram porque que vivem mais e os europeus também, às vezes de expectativas baixas em algumas regiões e altas em outras. E não tem um banco fortíssimo latino-americano, o Brasil vai assumir este posto. Já era hora, e este banco está sendo criado, pasmem com genomas de pessoas de São Paulo.

Outra informação importante foi sobre as redes sociais, que segundo Mel, estão romantizando o conflito da guerra entre Rússia e Ucrânia. Confira: