Campo Grande, 05 de agosto(67) 99229-0519
CBN: 67 VINHOS

Imposto sobre princípios ativos de inseticidas é zerado

Segundo Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, a decisão será publicada no Diário Oficial da União em uma semana

Por Éder Campos
26/09/2018 • 09h46
Compartilhar

O ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, disse ontem, 25, que o Comitê Executivo de Gestão da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a redução da alíquota de importação de dez princípios ativos utilizados na formulação de inseticidas aplicados em lavouras do país. A redução sairá dos atuais 8% para 0%.

Os ativos são: bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur.

Blairo afirmou que “esses ingredientes ativos representam algo em torno de 60% dos pesticidas utilizados no país para o cultivo da soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo”.

A decisão valerá quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deve demorar uma semana. “O ministério trabalha para reduzir os custos de produção, aumentar a renda do produtor e colocar mais produtos na mesa dos consumidores brasileiros e estrangeiros. ”

A medida atende reivindicação do setor rural e é considerada mais uma vitória no embate contra entidades e partidos políticos que questionam o uso dos produtos na lavoura por considerarem nocivos ao meio ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande

VEJA MAIS