RÁDIOS
Campo Grande, 16 de agosto

Jornalista Natuza Nery media debate e fala sobre preservação ambiental

Palestrante Alexandre Mendonça de Barros destaca o potencial sul-mato-grossense com áreas ainda inexploradas pelas novas tecnologias do agro

Por Kelly Martins/Lígia Sabka
28/06/2022 • 15h50
Compartilhar

A jornalista Natuza Nery, considerada uma das mais influentes jornalistas brasileiras no meio político e econômico, é a mediadora do 1º Fórum RCN de Economia, em Campo Grande. Durante o debate, junto ao palestrante Alexandre Mendonça de Barros, ela questionou sobre a preservação ambiental aliada ao agronegócio. 'Potência' verde, como foi mencionado na ocasião, a jornalista indagou sobre onde estará o país daqui a 30 anos se não ocorrer uma conscientização ambiental. "Qual é o risco que temos?", perguntou.

Mendonça destacou que metade da população come abaixo do que precisa. A única equação para ambiente e produção de alimentos é aumentar a produtividade. "Mato Grosso do Sul é um exemplo gritante disso. Vamos pegar a região de Três Lagoas, por exemplo, onde a produtividade em pastos é baixíssima. Não tem investimento de capital. As áreas foram usadas para a celulose, com os plantios das árvores nessas áreas, com capital de giro. São tecnologias sendo investidas e que vão retornar como investimento para a população", frisou.

O debatedor convidado, o jornalista especializado na área Éder Campos, pontuou que não deve haver distinção entre os povos quando se fala em produção de alimentos. O palestrante Alexandre Mendonça destacou que no cenário atual é possível unir preservação ambiental com auto suficiência no setor agropecuário. “Eu construiria esse conceito de potência verde...Nós estamos aqui para alimentar a humanidade e não para escolher quem nós vamos alimentar”. Ele observa ainda que é possível fomentar projetos voltados aos setores.

“Não vejo contradição entre as duas partes [produção x preservação]. Eu acho que o mundo urbano leva essa discussão por um caminho que não acho compatível. E não estou defendendo desmatamento. É só um olhar, a possibilidade do Brasil construir algo diferente e Mato Grosso do Sul se encaixa perfeitamente nisso", concluiu.

Alexandre de Barros durante debate no Fórum RCN de EconomiaAlexandre de Barros durante debate no Fórum RCN de Economia - Cyro Clemente/CBN CG

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande