RÁDIOS
Campo Grande, 28 de fevereiro

Personalidades do Estado destacam história e curiosidades dos 46 anos

O Jornal CBN Campo Grande recebeu Valter Pereira, Cícero de Souza e Walter Carneiro durante esta semana

Por Isabela Duarte e Chris Reis
11/10/2023 • 14h00
Compartilhar

A história de criação de Mato Grosso do Sul contada por quem acompanhou todo o processo. Personalidades que estiveram ligadas ao contexto histórico e político do novo estado da federação, criado há 46 anos, foram o destaque desta semana nas entrevistas do Jornal CBN Campo Grande.

O ex-senador Valter Pereira, o ex-presidente do TCE/MS, Cícero de Souza e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro, contaram o que vivenciaram desde as primeiras tratativas para a criação de MS. As entrevistas também foram repletas de curiosidades e bastidores. 

Acesse os links:

CBN: BANNER CRESOL ATÉ 29.02.2024 ATUAL. 08.02
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valter Pereira

"A divisão do Estado não tinha um movimento orgânico, mas tinha muitos artigos nos jornais, muitos comentários no mundo universitário e nas escolas secundaristas", explica o ex-senador.

Cícero de Souza

"A história do desmembramento, da criação do estado de Mato Grosso do Sul, é muito longa. A história de divisão do erritório mato-grossense [o segundo em extensão territorial no Brasil] já vinha sendo preconizada no Brasil Império", conta o ex-presidente do TCE/MS.

Walter Carneiro

"Uma minuta do Congresso Nacional dizia assim 'fica criado o estado de Campo Grande'. Aquilo para nós foi uma morte. Ninguém queria outro nome senão Mato Grosso do Sul, ninguém queria perder seu jeitinho, queríamos continuar mato-grossenses, sul-mato-grossenses", detalha o ex-presidente da Alems.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande